sexta-feira, 30 de setembro de 2011

"Quem não dá resultados, dá desculpas"

Esta semana, em atividade na Várzea, um aluno me disse que deveria ser muito bom trabalhar na cidade. Quando o endaguei de porque daquela opinião, ele me respondeu que na cidade, o trabalho era mais leve, em lojas, escritorios...
Esta conversa me retratou uma realidade que a muitos anos vem acontecendo, muitos falam, o Governo tem lá suas preocupações, os partidos tem embutido em suas vontades, mas na prática pouca coisa é feita. Estou falando do Êxido Rural. A cada dia vemos mais propriedades que viram taperas, o campo evelheceu, entristeceu...Não se vê jovens pensando e programando, como será o futuro junto ao campo. Pinta-se a tela de uma sociedade iluminada, com tecnologia, com muita gente, muitas oportunidades, e a este quadro deram o nome de cidade. Cada vez que ouço a notícia que mais uma familia saiu do interior, me entristece e me deixa a dúvida: o que fazer?
Minha mais nova missão: mostrar ao jovem rural o valor que o campo tem, e o quanto precisamos dele lá. Afinal, se o campo não produz, a cidade nao come!
Êxodo, só se for urbano...

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Uma experiência Jurídica

Hoje tive uma bela experiencia jurídica. Em atendimento à comunidade de Santa Cruz do Sul, fortaleci meu pensamento de que a sociedade tem uma carência imensa de Justiça. Hoje, apesar de cansado, esgotado fisicamente, ainda tenho energias seguir lendo os dois livros que estou apreciando (uma mania, ler mais de um livro ao mesmo tempo) O Monge e o Exetutivo, lendo novamente, e Chuvas do Sul, romance de Jhamil Barreto. Ler é muito bom. Porém, o conhecimento só se torna efetivo no momento que o compartilhamos.
Ainda tenho energia, para refletir sobre o que quero fazer amanhã para ajudar minha comunidade, minha entidade, minha familia. Preciso ter energia, pois hoje acabou minhas férias, amanhã, assumo novamente a pasta do Meio Ambiente em Pantano Grande. Idéias borbulhantes, quero fazer muito..Trabalhar muito, estudar muito,e, bom, denscanso quando eu envelhecer...
O blog esta me fazendo bem, pois escrendo meus alfarrabios, durmo com a mente mais livre.
Sem mais delongas, deixo o pensamento do prólogo de um dos livros...
As ideias que defendo não são minhas. Eu as tomei emprestadas de Sócrates, roubei-as de Chestefield, furtei-as de Jesus. E se você nao gostar das ideias deles, quais seriam as ideias que você usaria?
Dale Carnegie.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Gênesis...

   Como tudo na vida, um dia precisamos começar. As 03:04 do dia 16 de agosto de 2011, sentado em meio aos meus livros, decidi, de forma clara e objetiva, por em prática uma das minhas metas para este ano: a criação de um BLOG.
   Escrever é uma forma inteligente de contestar aquilo que não estamos satisfeitos, ou, de elogiar aquilo que esta bom, é uma das nossas primeiras ferramentas de defesa, que ganhamos lá na época do abc. Inicio com uma simples apresentação. Me chamo Mateus Rocha, tenho 23 anos, taurino, com todos as possíveis características que este signo carrega. Curso Direito na Faculdade Dom Alberto, 7ª Semestre, o qual inicio minha monografia, assunto que será muito debatido neste espaço. Minha linha de pesquisa é a do Direito Ambiental. Assumi, em junho de 2010, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Pantano Grande, a qual, estou no ultimo dia de férias, motivo talvez que tenha possibilitado esta dádiva. Fui eleito Patrão do CTG Carreteiros da Saudade. Com uma peculiaridade, o patrão mais novo do Rio Grande do Sul, de entidades plenas (CTGs). Venho de uma família de pessoas humildes, trabalhadoras, e que são os alicerces da minha vida.
   Com esta teia de informações, conclui que precisava de um lugar para desabafar...Não para falar o que me desse vontade, mas para escrever aquilo que possa vir a somar para a sociedade. Política me faz bem. Obs: Política, não politicagem. Enfim, bem vindos a minha mente, ao meu pensamento, aos meus olhos...
   Espero que, a cada postagem neste blog, eu possa colaborar com alguma ideia ou informação para uma sociedade mais justa e desenvolvida.

Gracias!!!

Mateus Rocha