Uma região amplamente divulgada de Minas, a Serra da Canastra é formada trás características únicas em seus pastos, devido a fatores como clima, água e solo. Essas características são transferidas ao leite, matéria prima para a produção do queijo canastra, grande atrativo da região.
O queijo canastra é um queijo artesanal, produzido em alguns municípios, e imprimi mais do que o sabor e o aroma único, imprimem cultura no produto.
Com apoio da Emater/MG, foi possível legalizar a produção, e hoje existem diversas queijarias, pequenas, médias, na região, e que vendem o produto para diversos locais do país e do mundo.
Para garantir a qualidade do produto, foi criado, através de fomento, uma central de qualidade, onde os produtores deixam os queijos maturando para a comercialização.
Outra característica que auxilia no valor cultural é o Museu do Queijo.
E para encerrar este post, um produtor fez o comentário que, em certa ocasião, veio para Porto Alegre, com "malas de queijo", a convite da FETAG. Chegando à feira, frente ao Mercado Público, foi barrado pelos órgãos fiscalizadores. O desfecho foi positivo, depois de muita ligação e burocracia.
Relata o produtor que o RS é o estado com maior fiscalização sanitária.
Sei bem disso!