segunda-feira, 30 de abril de 2018

Experiências positivas de Agricultura Urbana

Visitamos Sete Lagoas, na missão de conhecer o trabalho de uma associação, que a 35 anos, produz hortaliças em terrenos baldios e áreas inservíveis. Fomos recepcionados em um galpão, local que serve de apoio para uma das hortas. Geralmente, se utiliza terrenos abaixo das linhas de alta tensão,  locais que antes não tinham nenhuma atividade. Os relatos dos participantes foram emocionantes, alguns participam e geram renda para suas famílias a mais de trinta anos.

Pra mim, foi uma experiência fantástica, que reuni muita coisa boa: geração de renda para as famílias, dignidade, alimentos de qualidade e função social da propriedade.

O projeto garante renda e ocupação para 320 famílias, totalizando cerca de 1400 pessoas beneficiadas direta ou indiretamente. Os canteiros estão nos bairros Vapabuçu, JK, Nova Cidade, Cidade de Deus, Bernardo Valadares, Barreiro, Montreal e Canadá que, somados, ocupam uma área de 23 hectares.



A imagem pode conter: 8 pessoas, incluindo Mateus Rocha, pessoas sorrindo, pessoas em pé, barba, atividades ao ar livre e natureza

domingo, 29 de abril de 2018

SERRA DA CANASTRA

Uma região amplamente divulgada de Minas, a Serra da Canastra é formada trás características únicas em seus pastos, devido a fatores como clima, água e solo. Essas características são transferidas ao leite, matéria prima para a produção do queijo canastra, grande atrativo da região.
O queijo canastra é um queijo artesanal, produzido em alguns municípios, e imprimi mais do que o sabor e o aroma único, imprimem cultura no produto.
Com apoio da Emater/MG, foi possível legalizar a produção, e hoje existem diversas queijarias, pequenas, médias, na região, e que vendem o produto para diversos locais do país e do mundo.
Para garantir a qualidade do produto, foi criado, através de fomento, uma central de qualidade, onde os produtores deixam os queijos maturando para a comercialização.
Outra característica que auxilia no valor cultural é o Museu do Queijo.
E para encerrar este post, um produtor fez o comentário que, em certa ocasião, veio para Porto Alegre, com "malas de queijo", a convite da FETAG. Chegando à feira, frente ao Mercado Público, foi barrado pelos órgãos fiscalizadores. O desfecho foi positivo, depois de muita ligação e burocracia.
Relata o produtor que o RS é o estado com maior fiscalização sanitária.
Sei bem disso!